Reinheitsgebot - Lei da Pureza

* "Bayern und des
Reinheitsgebot,
des is unser flüssiges Brot!"


(Haindling - Bayern des samma mir)

Este ano, a Reinheitsgebot - em português: Lei da Pureza - completou 500 anos. Essa lei é um dos mais antigos decretos alimentares da Europa.

A lei foi decretada pelo duque Guilherme IV da Baviera (Herzog Wilhelm IV), em 23 de abril de 1516 e, instituiu que toda cerveja fabricada na Baviera deveria utilizar apenas os seguintes ingredientes: água, lúpulo e malte de cevada. A levedura de cerveja ainda não era conhecida à época.


Em 1906 a Reinheitsgebot passa a valer em toda a Alemanha, mesmo com as críticas da indústria cervejeira.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve modificação do decreto e ele foi incorporado à regulamentação federal de taxação da cerveja (Biersteuergesetz). Para as cervejas de baixa fermentação, a água, o lúpulo e o malte de cevada foram matidos como ingredientes. Para as cervejas de fermentação elevada, além dos ingredientes das de fermentação baixa, os maltes de outros cereais e um número limitado de açúcares e corantes foram permitidos. Por fim, as cervejas destinadas à exportação ganharam mais liberdade.

A regulamentação europeia autoriza outros ingredientes nas cervejas alemãs, mas a maioria dos cervejeiros alemães segue as prescrições da Reinheitsgebot, pois consideram uma garantia de qualidade. Principalmente nas marcas comercializadas em território alemão.



* Baviera e sua Lei de Pureza, este é o nosso pão líquido.

Texto: Karoline Martins
Fonte:http://www.muenchen.de/

Comentários

Postagens mais visitadas