Bayrisches Frühstück – Weißwurstfrühstück

Bayrisches Frühstück – Weißwurstfrühstück
Quer uma ideia para fazer um café da manhã típico de Bayern (Baviera)?!



























Esse café da manhã típico da região da Baviera é chamado de “Weißwurstfrühstück” (Café da manhã da salsicha branca). Mas é importante saber que nem todos na Baviera andam trajados com os trajes típicos da região – Lederhosen e Dirndl, então nem todos tomam esse café todos os dias.


Porém, hoje queremos falar um pouco sobre esse desjejum típico da Baviera. Ou seja, quando você visitar a Alemanha e der uma passadinha em München por exemplo, não se assuste, pois você poderá se deparar com um café da manhã servido com: salsicha branca, brezel, mostarda doce e cerveja de trigo...isso mesmo cerveja no café da manhã!! J Mas e o café?! Pois é, não tem!


Mas é importante ressaltar, para quem se permite a tomar esse café da manhã, principalmente durante a semana, deve se lembrar que mesmo sendo um estado Livre, a Baviera tem as mesmas leis que todo o território nacional da Alemanha, ou seja, qualquer pessoa pega com mais de 0,5g de álcool no sangue dirigindo um carro, deverá pagar uma multa.

(Mas muitos bebem para o café da manhã, cerveja sem álcool.)

O Que faz parte desse café bávaro?

Como já mencionado, a cerveja faz parte desse café da manhã e não o café tradicional (com leite ou sem). A cerveja também não é qualquer uma, deve ser a cerveja típica da região que é a Weißbier – famosa cerveja de trigo. Com esse “ingrediente” percebemos que o café da manhã não é doce e sim um pouco mais forte!

Obediente como todo Bávaro é, esse café da manhã é celebrado à risca. Para isso as salsichas brancas e frescas são aquecidas na água morna, mas não cozidas! (Lembrando, somente aquecidas!!) E elas são servidas com mostarda doce e Laugernbrezn (Brezel).

Caso alguém prefira trocar a mostarda doce por uma mostarda mais forte, ou até mesmo por um molho de tomate ou Ketchup e realiza esse desejo, essa pessoa não só se torna um "não-bávaro" e uma pessoa que não é boa de garfo, mas também se torna impopular ou antipático. Pois é, acho que é quase uma ofensa para eles...























Dicas

Para você preparar o café “Weißwurstfrühstück” em casa, você vai querer calcular a quantidade de salsichas para comprar, certo? Pode calcular 2 salsichas para cada mulher e 3 a 4 salsichas para os homens. (O melhor é comprar algumas salsichas a mais para reserva)

A cada duas salsichas que você comer, você come um ou dois Brezel e toma uma cerveja. Quando o primeiro copo de cerveja estiver vazio, é possível tomar mais um e claro que com mais um copo de cerveja combina mais uma salsicha branca!

Um café da manhã típico desses pode se prolongar até próximo ao horário do almoço. Uma observação importante é que a salsicha nunca é pedida em par (eu quero um par de salsicha branca, por exemplo) quem quiser comer duas salsichas deve pedir 2 salsichas (eu quero 2 salsichas brancas) outra dica é a forma de comer as salsichas...sim, tem um jeito ou melhor tem vários jeitos, para entender melhor segue um vídeo.



E, como convém a um café da manhã típico... Esse também deve ser realizado no período da manhã pois a salsicha branca não pode “ouvir o sino bater” ao meio dia! (Essa expressão é usada provavelmente porque a salsicha deve ser consumida fresca) isso quer dizer que o café da manhã típico da Baviera definitivamente encerra antes do meio dia. O horário mais correto para o café da manhã é a partir das 10:00.

Tenho todos os "ingredientes" menos o Brezel, e agora?!

No próximo post vamos falar mais sobre o “Brezel” e vamos separar uma receita, ou melhor, um passo a passo para você fazer os seus em casa e poder preparar um café da manhã típico para sua família e amigos, aproveitando que estamos no mês da Oktoberfest!!

Bis dann Leute! :)

Fonte: http://www.fruehstuecksideen.net/

Texto por: Layla Kreusch

Comentários

Postagens mais visitadas