Irmãos Grimm



Quem não os conhece, os famosos Jacob e Wilhelm Grimm? Em particular, Cinderela, Bela Adormecida, Branca de Neve e os mais de duzentos contos de fadas que foram coletados por eles que são conhecidos mundialmente. Hoje vamos falar um pouco sobre a vida deles.

A importância dos Irmãos Grimm para a preservação do folclore alemão é imensurável. Através de pesquisas, os irmãos utilizaram da história oral - apesar de subjetiva - uma ciência do estudo do folclore, gerando um modelo de pesquisa que lançou e perpetuou o trabalho de campo no tema na maioria dos países europeus, e estabeleceu padrões para a investigação e análise de histórias e lendas que influenciou pioneiros no campo do folclore no século XIX.

Os irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm ou Gebrüder Grimm), Jacob e Wilhelm, foram dois irmãos, ambos acadêmicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram no então Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade que, gradativamente, tomou proporções globais. Também deram grandes contribuições à língua alemã, tendo os dois trabalhado na criação e divulgação, a partir de 1838, do Dicionário Definitivo da Língua Alemã (o "Deutsches Wörterbuch"), que não chegaram a completar, devido à morte de ambos entre as décadas de 1850 e 1860.

Os irmãos começaram a coleção com o propósito de criar um tratado acadêmico de histórias tradicionais e de preservar as histórias como elas haviam sido transmitidas de geração para geração, uma prática que foi ameaçada pelo aumento da industrialização.


Os Grimm se apropriaram de histórias exclusivamente alemãs, como a história da "Chapeuzinho Vermelho", que já existia em muitas versões em regiões de toda Europa, acreditando que essas histórias eram reflexos da cultura germânica. Ademais, os irmãos ao verem fragmentos de fé, e de religiões antigas refletidas em histórias, conjecturaram que elas continuaram a existir e sobreviver através da narração dessas histórias. Os irmãos ganharam uma reputação para a recolha de contos de camponeses, embora muitos contos tenham vindo da classe média ou  de conhecidos aristocratas.

O surgimento do romantismo, e as tendências em valorização da cultura popular no início do século XIX reavivaram o interesse em contos de fadas, que haviam declinado desde seu pico no final do século XVII. Johann Karl August Musäus publicou uma coleção dos contos populares entre 1782 e 1787; os Grimm ajudaram o renascimento com sua coleção de folclore, construída na convicção de que uma identidade nacional poderia ser encontrada na cultura popular e sua unidade.
A partir do século XX, educadores começaram sobre o valor e a influência das histórias de ensino que incluem brutalidade e violência, fazendo com que alguns dos detalhes mais horripilantes fossem censurados.

Existe na Alemanha uma rota que se chama “Die Deutsche Märchenstrasse” A rota dos contos de fada alemã. Vamos falar mais sobre ela nos próximos dias. Sendo assim sinta-se convidado à embarcar nessa aventura e conhecer (quem sabe futuramente visitar) as fases da vida dessas personalidades notáveis da história e da cultural alemã e europeia, vivendo um pouco dos contos de fadas e sagas seguindo seus passos.

Texto: Karoline Martins
Fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Brüder_Grimm

Comentários

Postagens mais visitadas