Folclore popular alemão

RÜBEZAHL

Que tal conhecermos um pouco do folclore popular alemão?
No folclore alemão há a lenda do Rübezahl, um gigante da montanha que vive ao longo da fronteira entre as terras da Boêmia e Silésia, algumas vezes retratado como um espírito. Apesar da de sua forma, ele é bom, simpático e ensina medicina, além de dar presentes aos viajantes. Mas, uma vez ridicularizado, torna-se um ser vingativo e severo.
A lenda tem origem nos tempos pagãos. Rübezahl é o senhor do tempo nas montanhas onde, por brincadeira ou não, manda raios e trovões, névoa e vento, chuva e neve montanha abaixo, mesmo que o sol esteja brilhando. Tomando a aparência de um monge, Rübezahl caminha pela montanha estremecendo tudo ao seu redor.
Um conto diz que Rübezahl sequestrou uma princesa que gostava de nabos. Como a princesa ficava muito solitária, o gigante transformava os nabos em pessoas queridas e conhecidas para lhe fazer companhia. Um dia ela lhe pediu para plantar nabos, mas deveria contar as sementes antes, enquanto ele contava, a princesa escapou. Essa história é uma interpretação para a origem do nome de Rübezahl: Rübe = nabo e zahl = número.
"... Rübezahl, você deve saber, tem a natureza de um poderoso gênio: caprichoso, impetuoso, peculiar, patífe, bruto, imodesto, arrogante, vaidoso, volúvel, hoje o mais querido amigo, amanhã estranho e frio... Malandro e respeitável, teimoso e flexível ..."
(Musäus, 1783)
-------------------------------------------------------------------------------------
Além das danças e músicas, o Folclore Concórdia preocupa-se em difundir as lendas, contos, tradições populares e festivas germânicas da Alemanha, Áustria e Suíça. Até a próxima! 

  
 

Texto: Karoline Martins

Fonte:https://de.wikipedia.org/wiki/rübezahl

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas