E aí? Achou algum doce na sua bota hoje?

             
Na Alemanha, as crianças botam o sapatinho ou uma meia na lareira ou na frente da porta na noite do dia 5 de dezembro para ganhar presentes do Nikolaus, esperando que ele as encha com doces, chocolates, nozes, etc. Ooou seja, muitas crianças devem ter tido uma surpresinha hoje, no dia 6 de dezembro!!

Mas é claro que para a criança ganhar doces e guloseimas ela tem que ter sido uma criança comportada, se ela não se comportou, não só não recebe nada no sapatinho, como também recebe a visita do Knecht Ruprecht. (Knecht = servo).  Originalmente, o Knecht Ruprecht era apenas um ajudante do Nikolaus. Mas com o tempo, a vara que ele carrega foi usada como uma forma de dizer às crianças que elas seriam açoitadas pelo Knecht Ruprecht caso não se comportassem. Okay, mas não é o Krampus que acompanha o Nikolaus?! Sim, também ...no Sul da Alemanha, quem vem junto com o Nikolaus é o Krampus, uma criatura com uma aparência meio diabólica vocês podem ver a seguir...

                      Krampus                                                       Knecht Ruprecht                                                                                     
                         

São Nicolau viveu no século 4 (* até 286 + 345) em Myra (Turquia). Nikolaus entrou em um mosteiro em sua cidade natal e foi capturado na perseguição dos cristãos em 310 e torturado. Ainda assim, ele permaneceu fiel à fé cristã e passou segundo a lenda, muitos milagres. De acordo com a história ele nasceu por volta de 270 em Patara e provavelmente morreu em 6 de dezembro de 345 (Por isso dia 6 de dezembro é comemorado o dia de São Nikolaus e as crianças ganham doces). Nikolaus de Myra era um padre muito piedoso. Mais tarde ele foi nomeado abade. Já neste momento ele cuidou dos pobres, deu-lhes um pouco de sua fortuna e era conhecido por sua bondade e generosidade.

Existem algumas lendas sobre ele também...diz que em uma família pobre, ele evitou que o pai tivesse que forçar suas filhas para a prostituição por secretamente colocar através de janelas e uma lareira meias com dinheiro. Ele salvou um navio em perigo com três peregrinos a bordo, que levavam óleo sagrado para uma capela cristã, durante uma tempestade assim que ele subiu a bordo a tempestade acalmou. Ele preveniu Myra da fome. Não é surpreendente que ele é um dos santos mais populares em todas as idades. Ele também é padroeiro dos viajantes, crianças, marinheiros e padeiros.

Algo interessante de se comentar é que muitos acham que o Nikolaus (São Nicolau) é o Papai Noel, mas eles não são o mesmo e também não têm a mesma aparência (apesar das cores serem as mesmas, branco e vermelho...ah e a barba) o Nikolaus anda com um cajado e tem um chapéu que parece de um Papa católico. 


Existem muitos vídeos na internet que mostram a visita do Nikolaus e seus acompanhantes os, Krampus, separamos um para vocês...eu iria morrer de medo desse Krampus, gente!


Texto: Layla Rafaela Kreusch
Fotos: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas