Bayerische Tracht - Lederhose und Dirndl


Servus, Leute!

Hoje falaremos um pouco sobre o nosso traje bávaro, conhecido como o famoso traje azul do Concordia, é um dos trajes que o grupo mais usa em suas apresentações. Esse traje vem da Baviera, sul da Alemanha onde se cultiva com muita naturalidade os costumes da região.

A Baviera deve seu atrativo turístico ao seu rico legado histórico como também pela beleza de suas paisagens. É lá que fica um dos símbolos da Alemanha e um dos castelos mais lindos do mundo – o Castelo de Neuschwanstein. Onde se localiza a famosa capital do estado – Munique, uma das cidades mais populares da Alemanha, famosa por suas igrejas, parques, animação de suas cervejarias, como exemplo a Hofbräuhaus e a charmosa Marienplatz.

O traje mais comum da região é o Bayerische Tracht (traje bávaro). Lederhosen e Dirndl são trajes populares na Baviera usados não só no dia-a-dia como também para ocasiões especiais em festivais folclóricos e festividades como Oktoberfest e Volksfeste.

A história do vestuário bávaro vem desempenhando um papel importante na região rural da Baviera há mais de 200 anos. Anteriormente, o traje costumava ser vestuário de trabalho, mas caracteriza até hoje com todo o seu esplendor a identidade da Baviera e os bávaros representam com muito orgulho essa região usando seus trajes tradicionais.

Entre algumas das danças que apresentamos dessa região estão os famosos sapateados – Shuhplattler, a dança Chiemseer, Jägermarsch, entre outras.


Foto: Carla Lorentz Fotografia

Traje Bávaro Masculino - Bayerische Männer Tracht

Para o nosso traje masculino os rapazes usam as tradicionais calças de couro - Lederhose, acima do joelho na cor preta com suspensório, a parte da frente do suspensório é bordada com símbolos do estado da Baviera. Os rapazes usam uma camisa tradicional branca com uma gravata vermelha e para o traje ficar mais completo, um colete verde e um casaco típico. Usa-se uma meia cinza com detalhes verdes e um sapato preto típico com laço lateral. Alguns dos acessórios mais comuns são:
- O chapéu, esse é de camurça verde decorado com um Gamsbart (barba de bode montanhês), penachos e bótons;
- O punhal de caça – Hirschfänger;
- E o Charivari que é preso na parte da frente da Lederhose.

Foto: Carla Lorentz Fotografia
Traje Bávaro Feminino – Dirndlgewand


Um Dirndl é um traje tradicional da Baviera e da Áustria, que surgiu em meados do final do século XIX e hoje é frequentemente considerado um traje típico alpino. A palavra Dirndl é um diminutivo de Dirn - a variante bávara-austríaca para moça.


Até meados do século passado, Dirn também era o termo alemão mais comum para as mulheres que trabalhavam no campo. Uma dessas roupas usadas é chamada Dirndlgewand. Atualmente, o termo costuma ser encurtado para Dirndl, esses trajes são de tecidos mais simples e podem variar nos comprimentos.

O nosso traje é inspirado no tradicional Dirndlgewand porém ele é folclórico feito com tecido azul com detalhes em vermelho. O traje é longo, (o comprimento do traje folclórico deve ser de 30 cm do final da saia até o chão) tem a parte do colete e da saia incorporados diferente da maioria dos trajes que tem o colete separado, também não possui muito decote, o corte é mais reto. Para fechar o traje, ele possui botões na parte frontal. As moças usam uma blusa branca, com mangas bufantes ou mangas estreitas (podem ser mangas compridas ou curtas também). Com esse traje usa-se um avental da cor desejada, o nosso é branco com pequenos detalhes em branco e se usa meias brancas e sapatos de prenda pretos.

As moças usam o cabelo preso, o mais comum é um coque simples ou com trança. Usa-se um acessório para cabelo com bolas prateadas e uma corrente. Outro adereço usado pelas moças é o tradicional colar de Edelweiss.


É isso pessoal, auf boid! 😊


Texto: Layla R. Kreusch
Arte Foto: Karina Loezer
Fotos: Carla Lorentz Fotografia

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas