Osterbaum

Hallo Leute! Como estamos?

O tempo está passando rápido demais, daqui a poucos dias já é Páscoa. E, claro que existem muitas tradições e costumes para essa época, então vamos compartilhar alguns desses costumes e tradições da Alemanha com vocês. Como de costume nessa época muitas famílias também decoram a casa.

E uma das decorações é a famosa “Osterbaum” (você já deve ter ouvido falar que existe uma árvore de páscoa no Brasil, que fica em Pomerode J) daremos também  algumas ideias sobre como fazer essa árvore de Páscoa (que por sinal, é muito simples e legal). O que afinal é essa “Osterbaum”?

O significado da árvore da Páscoa é religioso e é um costume presente principalmente na Alemanha e na Áustria, mas também está presente em países com influência alemã como Ucrânia, Polônia, República Checa, Hungria, entre outros. Esse costume já está presente há séculos, mas com o passar do tempo as suas origens vem sendo perdidas. A tradição é decorar os ramos de árvores e arbustos com ovos. O ovo é um símbolo antigo da vida em todo o mundo. Os ovos são pendurados nos galhos de árvores ou arbustos do lado de fora de casa ou são cortados galhos e colocados em um vaso para deixar dentro de casa. Normalmente os galhos são secos, esses representam a morte de Cristo e os ovos (casca de ovos coloridas) simbolizam o renascimento da vida, a alegria da ressurreição.

Árvore de Páscoa famosa da Alemanha

Na Alemanha existe (ou melhor, existia) uma árvore de Páscoa famosa, uma macieira no jardim do Sr. Volker Kraft em Saalfeld, Thuringia. Kraft e sua família decoravam a árvore de Páscoa desde 1965, começaram com apenas 18 ovos de plástico naquela época. Este era um sonho de infância de Volker Kraft desde que viu a sua primeira "árvore" de Páscoa, que era um arbusto lilás, pelo qual passou em seu caminho indo para a escola em 1945.
http://www.eierbaum-saalfeld.de 
Até 1994, o número de ovos aumentou e foi para mais de 350 cascas de ovos decoradas. Como a árvore crescia, eles precisavam de mais ovos para a decoração.
Entre 1994 e 2009, a família pendurou, em média, 700 ovos de Páscoa a mais na árvore por ano, mas devido as perdas por tempestade e vandalismo, o aumento médio anual de ovos pendurados na árvore foi de 590 ovos. Em 2012, havia mais de 10.000 ovos na árvore, Kraft disse que ele não iria tentar pendurar mais. A árvore em Saalfeld não detêm o recorde do maior número de ovos em uma árvore. Essa honra pertence ao Zoológico Rostock, que em abril de 2007 estabeleceu um carvalho vermelho com 79,596 ovos soprados e pintados, e dessa forma ganhou um lugar no Guinness Book of Records.

http://www.eierbaum-saalfeld.de
2015 foi o último ano que a família Kraft decorou a Árvore. Nesse mesmo ano o casal Kraft recebeu uma medalha da cidade de Saalfeld. Após pensarem bastante sobre o futuro da árvore, foi decidido um novo local, que agora é no parque do castelo de Saalfeld.

Árvore de Páscoa famosa do Brasil

E no Brasil? Tem Árvore de Páscoa também, e ela é atualmente a maior árvore de Páscoa do mundo. Onde ela está? Em Pomerode, no Vale do Itajaí (SC). O feito foi reconhecido pelo livro dos recordes. A árvore, sempre é decorada para a festa de Páscoa da cidade, a Osterfest, tem 82.404 cascas de ovos de galinha pintadas penduradas nos galhos.
g1.globo.com

Como fazer uma Árvore de Páscoa para deixar dentro de casa

Você vai precisa dos galhos secos, a tradição é usar galhos de um arbusto chamado Vime-Unha-de-Gato, que é da mesma família do Salgueiro (como na foto ao lado). Esses galhos você coloca dentro de um vaso. 

E vai precisar de alguns ovos decorados (você mesmo pode fazer, ou pode comprar prontos já). Para quem tem crianças em casa, é bem mais interessante pintar os ovos, eles irão se divertir bastante.

E pronto! É bem simples, viu?!

Aqui tem algumas ideias para referência que pegamos no Pinterest:

Pinterest
Pinterest


Se você já fez a sua ou vai fazer, compartilhe conosco J
Até logo! Bis bald!

Texto: Layla R. Kreusch

(Fontes: Árvore de Páscoa Alemanha: http://haltenraum.com/article/osterei-baum 
Fotos: http://www.eierbaum-saalfeld.de 
Árvore de Páscoa Pomerode: g1.globo.com
Fotos: g1.globo.com e gshow.com)



Comentários

Postagens mais visitadas